Seg, 23/02/15 - Estamos divulgando o "Programa Conversa com Gustavo Mid" que tem como objetivo, trazer assuntos atuais, de uma maneira dinâmica, sempre contando com um convidado especial.
O programa é realizado semanalmente, e disponibilizado o aúdio a cada sexta-feira. No primeiro programa do dia (13), abordamos dicas de segurança no carnaval, e contamos com a participação do capitão da Polícia Militar, André Luis Cherute Fernandes.

No programa dessa semana, conversamos com o Bispo da Diocese de Catanduva, D.Otacílio Luziano da Silva, sobre o lançamento da Campanha da Fraternidade 2015, na ocasião o bispo fez uma refelexão e deixou uma mensagem aos fieis de nossa cidade.

Já estamos preparando o próximo programa, que será lançado nesta sexta-feira (27), e disponibilizado aqui no site, bem como no Facebook, em nosso perfil Gustavo Mid e na nossa página Gustavo Mid On Line.

Quem não ouviu ainda, pode conferir através do link: https://soundcloud.com/gustavo-mid/conversa-com-gustavo-mid-campanha-fraternidade-2015

Além da participação de nossos convidados, queremos contar com a colaboração de todos, sugerindo assuntos, ouvindo a opinião das pessoas, seja pelos assuntos que envolvem o dia-a-dia de nossa cidade, como assuntos do cotidiano do nosso país, que repercutem por aqui também.

A interação pode ser feita através de nosso e-mail: conversamid@bol.com.br

Muito Obrigado a todos!

Seg, 23/02/15 - Na última semana  segundo informações do setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde tivemos a confirmação de três pessoas que morreram vítimas de dengue em Catanduva.Os pacientes eram idosos com mais de 75 anos.

Lamentamos as mortes ocorridas, a dor das famílias pela perda de seus entes queridos.Percebemos o quanto essa epidemia tomou conta de nossa cidade, vitimando muitos cidadãos.

Na edição deste domingo (22), o jornal O Regional informa que a administração pública decretou mais medidas de combate a epidemia de dengue em nossa cidade, medidas essas mais rigorosas, em relação a limpeza de terrenos particulares, onde for encontrado foco do mosquito da dengue, não só cobrará  o proprietário pela limpeza do local, como também aplicará multa pelo risco à saúde pública.

Outras ações realizadas ultimamente foi a regulamentação da entrada forçada em imóveis fechados sem moradores, onde alguns proprietários impedem a entrada dos agentes.Além disso a inauguração da unidade de tratamento a dengue, o chamado "Hospital da Dengue", no último dia 14, tem o objetivo de desafogar a demanda de atendimentos na UPA e nas demais unidades de saúde. 

Neste final de semana,a prefeitura deu início à um mutirão de limpeza. A ação vai recolher os materiais descartados pela população, que serão colocados em frente ás residências.Durante os dias da semana os caminhões percorrerão quatro bairros do município, com um caminhão em cada. Aos sábados, serão cerca de sete bairros, com o aumento de três caminhões na coleta.

Embora muitas ações que vem sendo realizados no intuito de combater essa epidemia, por parte de poder público, a participação da população se torna indispensável nesse momento crucial, pois o que tem sido verificado é que a maioria dos criadouros e focos da dengue são encontrados dentro dos imóveis.

Choveu quase todos os dias, na última semana, por esse motivo, é preciso redobrar a atenção em relação a limpeza dos quintais, a retirada de pneus velhos, latas e recipientes que possam acumular água da chuva e favorecer a criação de larvas do Aedes egypti.

A conscientização é necessária, pois não existe nenhum meio eficaz que não seja a prevenção, pois não existe nenhuma vacina disponível atualmente. Enquanto as pesquisas avançam em relação ao desenvolvimento de uma vacina, resta aos governos intensificar os programas de erradicação do mosquito e a população fazer também sua parte.



Você fica mais à frente da televisão ou conectado na internet pelo computador ou celular?. 
Foto: Divulgação/Reprodução

Seg, 23/02/15 - De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Ibope, os brasileiros, estão passando três meses por ano à frente da televisão. O tempo que cada indivíduo dedicou à TV aumentou mais de 40 minutos nos últimos sete anos. Em 2008, por exemplo, as pessoas ficavam cinco horas e nove minutos em frente ao aparelho. Hoje, o número chega a cinco horas 52 minutos e 39 segundos por dia.

Ainda de acordo com a pesquisa do Ibope, o aumento do consumo de TV está sendo impulsionado pela TV por assinatura e pelo acesso a serviços pagos via televisores conectados à internet, como também confirma o sociólogo da Universidade de Brasília, Antônio Flávio Testa. 

A psicóloga e membro da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental, Letícia de Oliveira, diz que o aumento no tempo em frente à TV é resultado do individualismo. “Não só a questão da televisão, mas a forma como a pós-modernidade está influenciando muito numa questão de individualismo. As pessoas vivem mais sozinhas, elas estão mais sozinhas, tem relações mais superficiais, acessam mais computadores, acessam mais redes sociais até do que a relação pessoal de fato. Então, elas estão ficando mais sozinhas, consequentemente mais ansiosas e mais deprimidas.”

De acordo com o Ibope o consumo da TV aberta cresceu em 2014, após registrar quedas consecutivas nos últimos anos.

No Brasil, a qualidade da televisão aberta, se torna a pior possível a cada dia, e a sociedade parece se iludir com isso, acreditando ser entretenimento, quando na realidade a baixaria toma conta. Há muitos programas sensacionalistas e policialescos, fazendo da tragédia, um espetáculo grandioso. Alguns programas fazem incitação à violência, além de novelas e alguns programas que se utilizam de forte apelo sexual,àvidos pela audiência do público.

São poucos os programas de qualidade, que trazem cultura e informação ao telespectador.

Saindo desses números divulgados pelo Ibope, que indicam a permanência do brasileiro à frente da televisão cada vez mais, deparamos com outros números que revelam o número de leitores no Brasil.

A última edição do estudo Retratos da Leitura, de 2012, revelou que o brasileiro lê apenas quatro livros por ano — e dos quatro, chega ao fim de apenas dois.

De acordo com esse estudo, percebemos que a leitura não é prioridade para os brasileiros. De 2013 para 2014 foi apontada uma queda de 1,5% no número de leitores. Analisando os anos de 2009 a 2012, a pesquisa constata ainda que o número de leitores caiu 9,1% nesses quatro anos. A pesquisa também constatou que 24% dos brasileiros afirmavam ter o hábito de ler durante o tempo livre, enquanto 85% costumavam ver TV.

São números estarrecedores, precisamos voltar nossos olhos a projetos que incentivem a leitura, desde cedo, estimulando as crianças e os jovens ao prazer da leitura.

Os próprios educadores, a sociedade e os próprios pais devem ser incentivadores da leitura, criando e estimulando o hábito à leitura, deixando um livro sempre por perto, ou sempre lendo na presença das crianças, evitando o estímulo a televisão.Os benefícios disso certamente serão os melhores na formação e no desenvolvimento das crianças.

Precisamos de mais leitores, mais crianças e jovens se dedicando ao prazer e aos encantos de uma boa leitura. A boa leitura forma bons cidadãos, e uma sociedade mais crítica e participativa, começa pela leitura e a cultura.

Seg, 23/02/15 - Na última quarta-feira (18), foi lançada a Campanha da Fraternidade 2015, cujo tema neste ano é Fraternidade: Igreja e Sociedade.O combate à corrupção deve ser um dos objetivos da Igreja Católica em 2015, como afirmou o arcebispo de São Paulo, d. Odilo Scherer, ao abrir a Campanha da Fraternidade.
Foto: Divulgação

 A campanha é realizada desde 1964 pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), durante o tempo da quaresma, que se inicia na Quarta-Feira de Cinzas, a campanha convida os católicos a refletir sobre um problema do País e a adotar ações concretas para resolvê-lo.

Muitos temas importantes que afetam a sociedade vem sendo discutidos pela Igreja Católica ao longo desses anos, como exploração de menores, segurança pública, tráfico de pessoas e muitas outras.

Nesse ano o assunto corrupção vem a tona, momento apropriado para discussão desse tema, diante de tantas denúncias de corrupção envolvendo políticos, desvio de recursos públicos, e tantos outros casos que a cada dia são divulgados pela imprensa.

Segundo  D.Odilo Scherer, a corrupção é um grande mal político e social que contraria a fraternidade, que além de ser uma decisão pessoal do corrupto, a corrupção é um mecanismo que facilita a roubalheira e o desvio de recursos destinados a objetivos comunitários.

A sociedade que quer punição e soluções para corrupção é a mesma que não se conscientiza da importância do voto que elege os políticos do nosso país. 

Uma sociedade consciente de sua participação, se faz importante e necessária, mas isso conseguiremos quando o cidadão tiver uma consciência política plena, e saber exigir da classe política, responsabilidade e transparência em seus atos.

Precisamos apurar a vida pregressa do candidato e tornar mais rígido os critérios que possam garantir a elegibilidade do político que não é comprometido com a ética.

Com o tema da campanha da fraternidade, é importante o diálogo da Igreja com a sociedade no aspecto relativo a corrupção, pois essa necessita estar engajada nessa luta.O papel da Igreja nesse aspecto é muito importante. Mais importante ainda é a reflexão que a sociedade deve fazer e questionar, como deve ser o nosso papel, nas questões que envolvem os problemas sociais e políticos do Brasil.

Recursos importantes destinados a financiar hospitais, escolas, saneamento básico e outras necessidades primárias são desviados constantemente como se isso fosse algo normal.E se não cobrarmos uma atitude, passamos a ser coniventes com a corrupção pela nossa omissão.

Por certas atitudes, ou falta de interesse político, vamos sendo omissos cada vez mais, e vamos ajudando os corruptos a financiar toda essa corrupção existente. Afinal são nossos impostos que são utilizados, pois todo ato de corrupção política visa o dinheiro público.

Desejamos que a Igreja e a sociedade, possam discutir de forma plena essa questão, para que exerçamos nosso papel como cristãos e cidadãos verdadeiros, e que a democracia seja a garantia de nossos direitos sempre nesse país.

Seg, 23/02/15 - As Faculdades Integradas Padre Albino (FIPA) recebem até o dia 26 próximo inscrições para o 5º Processo Seletivo Vestibular Unificado, o último deste ano, que será realizado no dia 26, às 19 horas, no Câmpus Sede, para preenchimento de vagas para 2015 nos cursos noturnos de Administração, Biomedicina, Educação Física – Bacharelado, Educação Física – Licenciatura, Enfermagem e Pedagogia.

As inscrições, gratuitas, devem ser feitas no site www.fipa.com.br ou presencialmente nas Secretarias dos cursos até no dia 26/fevereiro. Informações ficam disponíveis nas Secretarias Acadêmicas dos cursos, pelos telefones 0800-772-5393, 3311-3328 e através de atendimento@fipa.com.br                      Foto: Divulgação
A prova será aplicada no Câmpus Sede das FIPA.
A prova terá duração de quatro horas e será composta por Conhecimentos Gerais e Redação em Língua Portuguesa. A divulgação dos resultados e a convocação para matrícula estão previstas para o dia 27/02/2015 no site www.fipa.com.br

As FIPA participam do FIES (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) do MEC, com limitação de fundo, sendo exigido do estudante o preenchimento dos requisitos legais do programa para a inscrição.​
Agência lança campanha para estimular uso de cinto de segurança no banco traseiro;
69,4% dos passageiros de bancos traseiros que morreram em acidentes nas
rodovias não usavam cinto de segurança

Catanduva, 10 de janeiro de 2015. Os usuários das rodovias paulistas sob concessão ainda resistem a utilizar o cinto de segurança, principalmente passageiros que ocupam os bancos traseiros. Pesquisa realizada pela ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) em dezembro mostra que 53% dos passageiros no banco traseiro não utilizam esse dispositivo de segurança que salva vidas. 

O levantamento, feito nos 6,4 mil quilômetros (45 rodovias) do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo, revela ainda que 15% dos passageiros no banco da frente também não usam o cinto e 13% dos motoristas trafegam sem o equipamento.

Quando considerados apenas os caminhões, o percentual de passageiros do banco dianteiro sem cinto aumenta para 34%. Entre os motoristas de caminhão o uso do cinto foi de apenas 76% contra 91% dos motoristas de veículos de passeio. De uma forma geral, observa-se que tanto os condutores quanto os passageiros de caminhão são mais relapsos no uso do cinto que usuários de automóveis e veículos utilitários.

O levantamento foi realizado entre os dias 1 e 7 de dezembro, nos períodos da manhã, tarde e noite. Foram contabilizados dados de ocupantes de automóveis e caminhões que passavam pelas praças de pedágio, num total de 19.037 veículos pesquisados.

Dados sobre a quantidade de vítimas de acidentes nas rodovias sob concessão que não usavam cinto de segurança apontam para a necessidade de constantes campanhas de conscientização dos motoristas e passageiros. De 2012 até outubro de 2014, 69,4% dos passageiros de bancos traseiros que morreram em acidentes nas rodovias estavam sem cinto de segurança. As vítimas fatais no banco da frente de passageiro sem cinto chegam a 38,4% e 50,1% dos motoristas.

A região do Estado com maior índice de passageiros sem cinto no banco traseiro é Barretos, com 62% de ocorrências, seguido da região de Presidente Prudente e Santos que aparecem empatadas com 60%. Abaixo, o mapa que aponta o percentual de passageiros do banco traseiro observados sem cinto de segurança na malha rodoviária sob concessão do Estado:

Campanha

Para ressaltar a importância do cinto de segurança pelos motoristas e passageiros, inclusive no banco traseiro, a ARTESP iniciou uma campanha publicitária mostrando as desculpas dos usuários para não utilizar o cinto de segurança no banco de trás. A campanha está sendo veiculada na televisão, nas rádios e na internet, além de contar com ações como distribuição de panfletos e colocação de faixas nas rodovias. 

As ações se estenderão até o mês de junho. Também como parte do programa será instalado um simulador de impacto na Arena Tribuna, em Santos. O equipamento, que poderá ser utilizado pelos turistas que visitarem o local entre os dias 10 de janeiro e 1º de fevereiro, simula uma batida de carro.

O filme da campanha publicitária destaca que o motorista tem várias desculpas para não usar o cinto de segurança no banco de trás como “a gente vai só até a cidade aqui do lado” ou a ideia equivocada de que “qualquer coisa o banco da frente protege”. Mas também alerta para uma importante razão para usar o cinto: “sua vida e a vida de quem você ama”. A campanha, que será veiculada em todo o Estado nos intervalos comerciais de emissoras de televisão e em spots de rádio, termina com a mensagem: “Usar o cinto de segurança no banco de trás é obrigatório por le i e pode salvar sua vida”. Veja o vídeo da campanha no link http://youtu.be/xQ5q5oCyvAc.

A campanha também está sendo veiculado no aplicativo de trânsito “Waze”. Além disso, foram instaladas 94 faixas nas rodovias chamando atenção para o uso do cinto e estão sendo distribuídos mais de um milhão de folders nas praças de pedágio. Os painéis eletrônicos de mensagem instalados nas rodovias também estão reforçando a adoção do hábito de usar o cinto.  

Importante lembrar que a não utilização do cinto de segurança é considerada infração grave pelo Código de Trânsito Brasileiro (artigo 65), e rende multa de R$ 127,69 por passageiro sem cinto, além de cinco pontos na carteira de habilitação. 

As autuações para quem não usa o dispositivo, feitas pela Polícia Militar Rodoviária em São Paulo, vem crescendo. Em 2012 (de abril a dezembro) foram lavradas 99.520 multas. Nos ano de 2013 as multas subiram para 125.072. E de janeiro a outubro de 2014 esse número já chegou a 179.916 autuações.

Foto: Divulgação/Reprodução
Sex, 09/01/15 - O Ministério da Educação, através da Portaria nº 822, de 30/12/14, da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, renovou o reconhecimento dos cursos de Bacharelado em Educação Física e Enfermagem das Faculdades Integradas Padre Albino (FIPA).

O curso de Graduação em Enfermagem das FIPA, com 90 vagas noturnas, duração de 04 anos e reconhecido pela Portaria nº 2.064, de 09.06.2005, conta com corpo docente qualificado, comprometido com o ensino, incentivando a iniciação científica e prestação de serviços à comunidade. Os alunos participam de atividades assistenciais e de estágios curriculares nos Hospitais Escola Padre Albino e Emílio Carlos, em serviços públicos da rede municipal de saúde de Catanduva, creches e asilos.

O aumento da expectativa de vida da população brasileira propicia ao profissional enfermeiro ampliação de espaços no mercado de trabalho voltados para a assistência individual e coletiva. O enfermeiro atua em instituições hospitalares e da rede básica de saúde, em instituições de ensino profissionalizante e superior, em empresas e exerce atividades autônomas.

O curso de Bacharelado em Educação Física, autorizado pela Portaria nº 2.185, de 06/12/2010, com 100 vagas noturnas, oferece ampla e moderna estrutura física aos seus alunos: salas de aula, quadras esportivas, Laboratórios de Fisiologia e Anatomia, Laboratório de Informática, sala de ginástica e dança, biblioteca, sala de musculação, entre outros benefícios.

As oportunidades de trabalho para os profissionais qualificados são crescentes; eles podem atuar em escolas, clubes, hotéis, empresas, instituições, clínicas de avaliação, academias e, na esfera particular, como preparador físico, personal trainer, técnico de iniciação esportiva, coordenador de esportes, entre outros.

O profissional de Educação Física também pode desenvolver trabalhos com portadores de deficiências físicas e orgânicas (asma, diabetes, cardíacos, obesos, desvios posturais), além de planejar, executar e avaliar atividades para crianças, jovens, adultos e idosos.

Os dois cursos estão com inscrições abertas para o 2º Vestibular Unificado até o dia 16 próximo. As provas serão aplicadas no dia 20 de janeiro, às 19h00, no Câmpus São Francisco das FIPA.

Foto: Divulgação/FPA