A dor emocional e o sofrimento psíquico

Uma das maiores dificuldades dos Seres Humanos é a lide com a dor emocional e com todo o sofrimento psíquico causado pela mesma.
Vivemos em um mundo extremamente corrido, confuso muitas vezes, inclusive com muitos conflitos interpessoais, e sentir dor é extremamente natural e mais comum do que se imagina.

A dor pode chegar sem avisos, seja ela movida por pequenas dificuldades no seu lar, ou por conflitos com filhos, parentes, amigos, ou por constante presença à estímulos tumultuados e prolongados em empregos e/ou relacionamentos.

Divulgação/Google
Na maioria das vezes, percebemos que “o outro” envolve-se na própria dor emocional e sofrimento psíquico do Ser Humano...A partir do momento em que “o outro” é rotulado como causador de uma dor e do seu próprio sofrimento, o Ser Humano dolorido, sem perceber, assina o seu próprio atestado de desequilíbrio mental. 

Em outras palavras, o outro pode até ter te ferido, machucado, magoado, mas a responsabilidade pelo filtro e detentor da própria existência é o próprio Ser Humano que padece nas dores.

A dor pode causar angústia, tristeza, choro, raiva, revolta, ódio...e mais uma vez esse padecimento e sentimento é passado pelo Ser Humano praticamente sozinho, pois ninguém sente o que o outro sente, mesmo que queira sentir!

Somos individualidades diferentes uns dos outros, cada um com uma história de vida, passagem, conhecimento e compromisso próprio e independente, ou seja, o que passamos ou tivermos que passar, é fruto de nossa necessidade e nossas escolhas, sendo que muitas vezes a dor emocional e sofrimento psíquico gera um transtorno muito grande e maior do que a pessoa imaginaria que a sua escolha ou o seu passo impensado geraria em sua vida, a tumultuando ainda mais.

Porém, sentir dor tem uma função: aprendizagem, ensino na lide com a nossa própria escolha.
Sentir dor e lidar com o sofrimento psíquico é ter a oportunidade de se redimir de tudo o que foi negado fazer quando poderia modificar o seu próprio caminho.

O caminho para o enfrentamento da dor emocional e do sofrimento psíquico que a mesma causa está em uma reforma de atitudes comportamentais, em outras palavras, o indivíduo necessita verificar e refletir sobre o que é o causador de tanta dificuldade em sua vida que gera todo esse turbilhão de sentimentos e tentar uma mudança, sendo que muitas vezes esta mudança tem que ser extrema.

Se o indivíduo não conseguir modificar a sua conduta sozinho, precisará de um auxílio profissional adequado, sendo que um psicólogo é um grande colaborador nos processos de dores emocionais e sofrimentos psíquicos.
Não perca tempo, mude a sua vida para obter qualidade emocional adequadada para enfrentar as dificuldades cotidianas que a vida oferece.


Lilian Buniak
Psicóloga – CRP: 06/66948
www.lilianbuniak.com.br
Clínica de Psicologia
Rua Pará, 1312 – Centro – Catanduva
Tel: 3521-7052 / Cel: 99723-6957