Pais devem controlar excesso de chocolate na Páscoa

Embora seja difícil convencer os pequeninos, consumo deve ser de no máximo dois bombons por dia. Preocupação é com a sobrecarga de gordura hidrogenada

Seg, 14/04/14 - Embora seja difícil convencer as crianças, o consumo de chocolate pelos pequeninos deve ser controlado pelos pais, mesmo diante da grande oferta de ovos de Páscoa.

O excesso deve ser evitado em qualquer ocasião. "Adultos também precisam controlar o consumo, mas as crianças são mais sensíveis à sobrecarga de gordura hidrogenada causada pela ingestão de muito chocolate", o excesso de gordura hidrogenada é o principal problema no consumo de muito chocolate.

"A criança pode sentir indisposição, principalmente enjoo, sensação de cansaço, diarreia e até ter alguma manifestação alérgica ou uma erupção cutânea." Se consumido diariamente, sem moderação, o chocolate pode aumentar o colesterol e a taxa de triglicérides, promovendo problemas cardiovasculares.

A recomendação é que se consuma entre 30 e 50 gramas de chocolate por dia, o que equivale a dois bombons. "Não há sentido algum em proibir a ingestão de chocolate, já que o cacau é reconhecido como alimento funcional, quando o uso é moderado."

Por isso, outra sugestão é procurar por chocolates que tenham mais cacau. "A melhor forma é buscar por chocolates mais escuros. Porém esses alimentos não são tão palatáveis quanto o chocolate ao leite, que derrete na boca. Essa característica de suavidade é devido à gordura, que precisa ser evitada."

Um bombom de 30 gramas tem aproximadamente 80 kcal. O consumo deve ser controlado devido ao risco de aumento do peso e de alteração da glicemia, por causa da alta quantidade de açúcar.Recomendo que os pais busquem por ovos menores na hora de presentear as crianças na Páscoa. "A criança pode consumir um ovo 12 ou 10, em três dias, por exemplo."

Dra.Cristiane Barril é nutricionista e colaboradora do Mid Online