Campanha "Fique Sabendo" é encerrada hoje com grande mobilização na Praça da República

Sáb, 30/11/13 - A Campanha ‘Fique Sabendo’, desenvolvida pelo Programa Municipal DST/AIDS da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Catanduva, será encerrada amanhã, dia 30 de novembro, com grande mobilização na Praça da República, das 8 horas ao meio dia.
 
A mobilização terá grande oferta de testagem rápida de HIV e sífilis, ações de prevenção, com orientação sobre contágio, distribuição de preservativos e panfleto informativo.

Durante toda a semana, Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Solo Sagrado, Nosso Teto, Vila Soto, Jardim Imperial e Parque Flamingo realizaram 175 testes convencionais de HIV. No Programa Municipal DST/Aids foram feitos 155 testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B e C.

O principal objetivo da campanha, que é desenvolvida para celebrar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids,  comemorado dia 1º de dezembro, é conscientizar a população sobre a realização dos exames e o incentivo ao teste de AIDS e sífilis, pois um diagnóstico precoce e o acompanhamento de médicos evita o desenvolvimento da infecção e até a morte.


1º de Dezembro

O Dia Mundial de Luta Contra a Aids, 1º de dezembro, foi instituído em 1988, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como uma data simbólica de conscientização para todos os povos sobre a pandemia da Aids. As atividades desenvolvidas nesse dia visam divulgar mensagens de esperança, solidariedade, prevenção e incentivar novos compromissos com essa luta.

A iniciativa foi referendada pelo Sistema das Nações Unidas, por meio da Assembléia Mundial de Saúde, e tem o apoio dos governos e organizações da sociedade civil de todos os países. A cada ano, a OMS elege a população/grupo social que registra o maior crescimento da incidência de casos de HIV/aids e define uma campanha com ações de impacto e sensibilização sobre a questão. (Fonte: www.dst.uff.br).

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura