Estoques de Banco de Sangue do Hemonúcleo atingem estado de emergência

Por Redação

Sáb,14/06/14 - Neste sábado, dia 14 de junho é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue, e de acordo com o Ministério da Saúde apenas 2% da população brasileira (3,6 milhões de pessoas) é doadora de sangue. Um índice que reflete diretamente nos estoques de sangue dos hemocentros em todo o país.

Em Catanduva, por exemplo,o estoque do Hemonúcleo encontra-se num estado crítico, correndo sério risco de entrar em colapso.Alguns tipos sanguíneos, como O Negativo,A Positivo e A Negativo, atingiram o estado de emergência.

A assistente social do Hemonúcleo, Francisca Caparroz Vizentini, responsável pela captação de sangue e medula óssea, demonstra sua preocupação, com a redução do estoque de sangue na unidade, sobretudo pelo período seco no inverno e a Copa do Mundo no Brasil.“Devido a proximidade do inverno, muitas pessoas vêm até aqui doar e estão com as doenças respiratórias como rinite e não podem colaborar. Nossa preocupação também é com a Copa, já que os torcedores podem se esquecer do gesto da doação.” 

Segundo Francisca, a média atual de doadores, é de cerca de 20 doadores por dia, o que não é uma meta ideal, pois o necessário, seria de cerca de 38 doadores por dia.

Ricardo Santos da Silva, 30 anos, médico veterinário, é doador de sangue há 12 anos, e realiza 4 doações por ano, sempre de forma espontânea, e vê o gesto como solidário e altruista."Doar sangue é ser solidário,é um gesto simples, rápido, não dói e salva vidas" comenta Ricardo.

Juliano dos Santos, 27 anos, operador de centrífuga, doador de sangue há 3 anos, passou a realizar doações periódicas, depois que conviveu com um drama familiar, sendo que seu filho, necessitou de sangue, em uma oportunidade crítica de saúde.Daí em diante, ele levou esse ideal, consigo, como um gesto de agradecimento a Deus, e as pessoas que doaram sangue ao seu filho, sendo um doador assíduo, com o propósito de salvar vidas."Não sabemos quando iremos precisar, ou algum membro de nossa família, daí a importância de conscientizarmos sobre a necessidade da doação de sangue, um verdadeiro ato de amor ao próximo, afirma Juliano.

E para ser um doador é necessário  ter de 18 a 69 anos e o peso deve ser superior a 50 kg. Quem tem 16 e 17 anos, precisa da autorização dos pais ou responsáveis. 

Para os homens, a doação de sangue não deve ser inferior a dois meses, e no máximo quatro doações ao ano. Para as mulheres, o intervalo não deve ser inferior a três meses, e no máximo três vezes ao ano.

A doação leva entre 30 e 35 minutos no Hemonúcleo de Catanduva. “O tempo é pequeno e pode salvar até três vidas", lembra a assistente social.

E nesse sábado para comemorar a data do Dia Mundial do Doador de Sangue, e incentivar as pessoas a se tornarem doadores, o Hemonúcleo estará servindo um café da manhã especial das 7 às 13 horas.

Serviço
O Hemonúcleo Catanduva funciona de quarta a domingo, das 7h às 13h.Inclusive aos feriados.
O Hemonúcleo está localizado na Rua Treze de Maio, 974 - Centro
Mais informações pelo telefone: (17) 3522-7722

Foto: Mid Online