Mitos e verdades sobre a saúde digestiva

Por Redação

Conheça o que faz bem e o que faz mal

Ter, 20/05/14 - Você já deve ter ouvido sua mãe dizer: Menino, não chupe muito limão, pois você vai ter dores no estômago. Ou já recebeu o conselho de que feijão é um péssimo amigo para quem sofre de prisão de ventre. Esses e muitos outros conselhos ou dicas são passados de mãe para filho e estão presentes no nosso dia a dia. Quem nunca desistiu de entrar embaixo do chuveiro logo após o almoço ao se lembrar da avó dizendo: tomar banho após a refeição resulta em congestão! Será que essas dicas são mitos ou verdades? O gastroenterologista do Hospital Leforte, em São Paulo, Dr. Eduardo Grecco, irá explicar. Confira abaixo:

1- É verdade que tomar líquido durante as refeições atrapalha a digestão?
Sim. Líquidos durante a refeição atrapalham pois ocupam espaço no estômago, determinam distensão gástrica e interferem no processo digestório. Além de poder promover um aumento no consumo de alimentos, pois aceleram o processo digestivo e atrapalham o mecanismo de saciedade.

2- Mascar chiclete com o estômago vazio pode provocar gastrite
Sim. Mascar chiclete gera um estímulo para o estômago e a falsa informação de que a pessoa vai se alimentar. O estômago inicia a produção de suco gástrico ácido pra realizar a digestão de um alimento que na verdade não existe e isto acaba por provocar irritação da mucosa do estômago.

3- Ingerir comidas muito quentes pode provocar câncer de faringe e esôfago
Verdade em partes. Alimentos ou líquidos muito aquecidos podem levar a um processo de queimadura leve da mucosa da faringe e esôfago e que a longo prazo, por processo repetidos de substituição desta mucosa queimada por mucosa normal poderia propiciar o aparecimento de células anormais do tipo cancerosas. Tal mito está vinculado ao maior surgimento de lesões em pacientes do sul do país que possuem o hábito de tomar o famoso chimarrão em altíssimas temperaturas por várias vezes no dia e por períodos prolongados e, mesmo assim, não podemos atribuir exclusivamente isso ao fato da pessoa adquirir câncer. Na alimentação cotidiana isso não se aplica. 

4- Coca-cola ou água com gás ajudam na digestão
Mito. Assim como líquidos normais prejudicam a digestão o aumento do gás piora ainda mais a digestão e provoca maior distensão e desconforto abdominal. Além disso, os refrigerantes possuem fatores antinutricionais que diminuem a absorção de alguns nutrientes.

5- Tomar muito café provoca problemas digestivos 
Sim. Verdade. O café possui a cafeína e se apresenta muito irritadiço à mucosa do estômago quando ingerido em grandes quantidades e principalmente quando as pessoas estão em jejum. O café com leite pela manhã ou após as refeições é a melhor opção. O cafezinho puro o dia todo durante o serviço é altamente prejudicial. Além de diminuir a absorção de cálcio das refeições, se adicionado açúcar, torna-se extremamente calórico!

6- Ler após as refeições pode prejudicar a digestão
Mito. Não existe correlação. 

7- O organismo demora 48 horas para digerir a carne vermelha e devemos evitar seu consumo
As proteínas são moléculas complexas. Elas possuem várias fases de degradação e portanto demoram mais para serem totalmente digeridas. Não existe um tempo especifico para esta digestão, mas é importante que elas façam parte de uma alimentação balanceada pois são importantes para nossa nutrição, sendo que a carne vermelha é nossa principal fonte de ferro heme e previne a ocorrência de anemia, além de excelente fonte de proteína, responsável pela manutenção da nossa massa muscular e da força esquelética, então deve ser bastante presente na nossa alimentação. Deve-se dar preferência a carnes magras, sem a presença de gordura aparente e consumidas junto com fibras que ajudam na sua degradação.

8- Leite é um santo remédio para curar a gastrite
Mito. Em casos de gastrite aguda ele até pode ser prejudicial. O leite possui característica química básica. Quando uma pessoa está com gastrite isso significa maior acidez no estômago. Ao ingerir o leite, de imediato se possui uma sensação de melhoria pois ele neutraliza a acidez de forma momentânea pois a seguir o estômago vai produzir mais ácido contra este produto básico e, portanto, aumento de processo irritativo no estômago. 

9- Descansar após as refeições ajuda a melhorar a digestão
Verdade. Famosa " ciesta" dos espanhóis. Após as refeições o estômago se torna o órgão alvo com maior fluxo arterial para execução da digestão. Repousar faz com que você auxilie o organismo a manter este fluxo arterial mais intenso no estômago e menor no restante do corpo. Isto explica porque temos sonolência após as refeições, pois existe um menor aporte de fluxo arterial também ao cérebro. É importante que a refeição seja composta de alimentos saudáveis, carboidratos complexos (fibras), proteínas, verduras e legumes.

10- Dormir com o “estômago cheio” causa refluxo
Verdade. Questão gravitacional. A pessoa ao se deitar após a refeição ela facilita que o suco gástrico que está sendo produzido no estômago tenha maior facilidade pra se deslocar ao esôfago, levando ao refluxo por uma questão de postura. Sendo assim, é importante evitar deitar logo após as refeições e evitar líquidos durante a refeição, preferencialmente aguardar de 40 minutos a 1 hora para se deitar.

11- Quem sofre de refluxo não deve comer alface e melancia
Mito. Estes alimentos possuem alto teor de fibras e por isso para sua digestibilidade o organismo precisa produzir mais suco gástrico para digeri-lo, mas de maneira alguma podem causar refluxo.

12- Quem sofre com prisão de ventre não deve comer feijão
Verdade. Os grão em geral levam a maior produção de gases e determinam prisão de ventre. Mas é importante ressaltar que não podemos abolir os grãos da dieta. Numa dieta balanceada os grãos estarão presentes e não prejudicarão o organismo. O importante é realizar uma alimentação equilibrada, onde os grãos possuem fundamental importância. Para minimizar a ocorrência dos gases, deve preferir consumi-los durante o dia, mastigar bastante, comer devagar e nunca misturar alimentos crucíferos na mesma refeição como brócolis e couve flor. E hoje já existem também alguns fitoterápicos que podem auxiliar no processo digestivo e melhorar os gases. E para melhorar a prisão de ventre é importante consumir fibras na dieta e aumentar o consumo de água. 

13- Farinha de mandioca atrapalha o fluxo intestinal
Verdade. A farinha branca presente no pão, macarrão, bolachas, pode favorecer a constipação, ou seja, prender o intestino. Para evitar tal ocorrência, pode-se substituir pela farinha integral que possui alto teor de fibras que ajuda no processo digestivo e favorece o funcionamento intestinal, lembrando que sempre que houver o consumo de fibras deve-se aumentar o consumo de água.

14- Pimenta em excesso pode causar úlcera estomacal
Verdade. Os condimentos todos e o excesso deles podem causar processo irritativo gástrico. Entretanto a pimenta vermelha em quantidade ideal numa dieta balanceada é benéfica ao organismo, pois devido a presença de uma substância chamada capsaicina, pode promover a diminuição da dor, proteger o coração e ainda ajudar no emagrecimento, pois ela acelera o metabolismo, se tornando um alimento termogênico. Sendo assim, o que vale é o bom senso. Pode ser consumida mas com moderação.

15- Pimenta do reino é um veneno para o intestino
Verdade. Ela fica impregnada na mucosa intestinal provocando processo irritativo a longo prazo. Não traz benefícios ao organismo. Deve-se evitar o seu consumo.

16- Limão e laranja tem acidez e prejudicam o estômago
Verdade em partes. São alimentos ácidos que devem ser evitados quando a pessoa está passando por um processo de gastrite por exemplo. Mas devem fazer parte de uma dieta equilibrada, pois são ricos em vitamina C e ajudam no sistema imunológico. 

17- Tomar remédio com o “estômago vazio” ocasiona úlcera
Verdade em partes . Os remédios em geral provocam irritação do estômago e portanto não devem ser ingeridos com a pessoa em jejum pois podem produzir gastrite que é o passo inicial para pessoa desenvolver uma ulcera. Importante informar que alguns remédios devem ser ingeridos com a pessoa em jejum para maior eficácia.

18- Evite ingerir muita água na hora de tomar o remédio
Mito. Alguns estudos da indústria farmacêutica orientam que deve-se evitar consumir medicações sem água para favorecer a sua completa absorção.

19- Comprimidos são melhores do que remédios em cápsulas
Mito. Tudo vai depender da indicação do remédio.

20- Gosto amargo na boca é sinal de problemas no fígado
Verdade em partes. O gosto amargo está vinculado a alteração da mucosa da boca que está ligada por contiguidade a mucosa esofágica e gástrica. Processos irritativos levam a este amargor. Se vincula isto pois o fígado é responsável pela produção de substâncias para auxílio do processo de digestão e o seu mal funcionamento determina uma digestão prejudicada que pode determinar os sintomas bucais. 

21- Comer doce ajudar no bom funcionamento do fígado
Mito. Para o bom funcionamento do fígado deve manter uma dieta equilibrada, ricas em alimentos leves e desintoxicantes, como alcachofra, vegetais verde escuros e frutas cítricas como a laranja, acerola, limão, amora e abacaxi. Além de ser fundamental a hidratação (água, água de coco, chás..).

22- Devemos mastigar 30 vezes em cada garfada
Mito. Não existe um número exato. É importante uma mastigação efetiva em que se triture ao máximo os alimentos para facilitar o trabalho de digestão do estômago. E que a refeição demore pelo menos 20 a 30 minutos, pois o mecanismo de saciedade do organismo, só começa a ser ativado 20 minutos após a primeira garfada, ou seja comer muito rápido, nos fazer comer muito mais que o necessário e que pode causar desconforto abdominal, além de levar a obesidade.

23- Churrasco e carnes grelhadas causam câncer de intestino
Em partes esta informação é verdadeira. Na fumaça do carvão há dois componentes cancerígenos: o alcatrão e o hidrocarboneto policíclico aromático. Ambos podem impregnar no alimentos e também possuem fatores mutagênicos. Estudos recentes apontam uma maior incidência de câncer no trato gastrointestinal na população do Sul, devido ao alto consumo de churrasco. Sendo assim, para se prevenir é importante ter uma alimentação variada, utilizando de diversas formas de preparação como: assados, cozidos, grelhados e manter hábitos de vida saudáveis.

24- Álcool e cigarro irritam todo o sistema digestório
Verdade. Altamente irritativos e são fatores predisponentes ao surgimento de câncer. Além de ser causar diversos prejuízos ao organismo, pois podem levar a obesidade (alto teor calórico), dependência psicológica e prejuízos sociais e financeiros.

Dicas para uma boa digestão

1. Mastigação efetiva
2. Dieta equilibrada
3. Utilizar o momento da alimentação da melhor maneira possível. Não comer com pressa
4. Evitar excesso de líquidos durante a refeição
5. Descansar um pouco após as refeições

Foto: Divulgação/Reprodução