Hipertensão é doença silenciosa e perigosa

Por Redação

Sem sintomas clássicos, hipertensão é mal que atinge cerca de 25% dos brasileiros de todas as idades
Foto: Divulgação/Reprodução

Qui, 15/05/14 - Pouca gente sabe, mas pode estar convivendo com seu pior inimigo sem sequer saber. Silenciosa, a hipertensão arterial, popularmente conhecida como "pressão alta", é um mal que atinge cerca de 25% dos brasileiros, segundo dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), e pode levar a sérios problemas de saúde.

Mas o que é a hipertensão e por que ela é tão perigosa? "A pressão alta acontece quando os vasos sanguíneos do corpo estão contraídos e o coração, ao bombear o sangue, acaba gerando pressão elevada dentro desses vasos. Níveis de pressão arterial maiores que 14 por 9 já indicam um diagnóstico de pressão alta", explica a Dra. Fabíula Schwartz, cardiologista do Instituto Nacional de Cardiologia e coordenadora da Cardiologia do Hospital Caxias D'Or no Rio de Janeiro.

Essa pressão nos vasos sanguíneos e nos órgãos do corpo causa lesões que, ao longo do tempo, podem ocasionar o entupimento de artérias, e, consequentemente, levar à angina, infarto, derrame, insuficiência e paralização dos rins e prejuízo para a visão. Pode acontecer, também, a dilatação do coração e a diminuição da força de bombeamento, fazendo com que a pessoa sinta cansaço em pequenas atividades.

Engana-se quem pensa que a hipertensão é um mal da idade avançada. Crianças e adolescentes também podem apresentar a chamada pressão alta. "Um a cada quatro indivíduos adultos tem pressão alta. Metade das pessoas maiores de 60 também. Homens e mulheres, brancos e negros, obesos e magros, calmos e nervosos. Todos podem ser vítimas da hipertensão" alerta a Dra. Fabíula.

Mas, apesar de ser um mal tão comum, o grau de conhecimento sobre a doença e sua prevenção ainda é baixo. Por ser silenciosa e dificilmente apresentar sintomas, a pressão alta geralmente é descoberta quando a mesma já ocasionou alguma lesão ao organismo do paciente. Por isso, é importante estar atento, manter uma dieta adequada e realizar exercícios físicos moderados.

"A hipertensão não tem cura, mas tem controle. É uma doença crônica e deve ser tratada pelo resto da vida. Alimentação com pouco sal, controle do peso e exercícios físicos pelo menos quatro vezes por semana são indicados para todos. É preciso consultar um médico para avaliar se é necessário o tratamento com remédios. Ele fará o acompanhamento da pressão e investigará se já houve alguma lesão no organismo", conclui a Dra. Fabíula Schwartz.

Fique Atento!
- A pressão arterial deve ser medida pelo menos uma vez por ano. Níveis de pressão arterial maiores que 14 por 9, medidos em dias diferentes, levam ao diagnóstico de hipertensão arterial.
- Filhos de pais que apresentam a doença, obesos, fumantes, sedentários, pessoas que tomam bebida alcoólica com frequência ou ingerem grande quantidade de sal são mais propensos a apresentar a enfermidade.
- Uma dieta regrada, exercícios físicos regulares, controle do peso e dos níveis de colesterol são medidas que auxiliam na prevenção e no tratamento da hipertensão arterial.