Desde implantação, Ouvidoria Municipal Registra 737 atendimentos
Desde abril, o Departamento de Ouvidoria e Controle de Qualidade da Prefeitura de Catanduva registrou o total de 737 atendimentos. Todas as solicitações realizadas foram respondidas no prazo estabelecido de 24 horas, para manifestação das secretarias ou setores demandados apresentarem soluções ou justificativas para os problemas apontados pelos cidadãos.
Entre as solicitações, estão reclamações, críticas, sugestões, elogios, agradecimentos, informações, denúncias, reivindicações e cumprimentos. As Secretarias mais acionadas pelos cidadãos foram: Meio Ambiente, para realização de poda/limpeza de imóveis (lotes, casas abandonadas e áreas verdes); Obras e Serviços, para reparo de buracos nas vias públicas e Departamento de Iluminação Pública, para efetuar troca de lâmpadas, ou reposição das mesmas nos postes públicos.
Os outros 117 pedidos estão em andamento ou no aguardo de estudos para possíveis implantação e solução. “Na maioria das vezes, o retorno ao cidadão ocorre via telefone, quando contatamos o cidadão para informar as medidas aplicadas para o caso apresentado”, explica Paula Fernanda Stuchi de Souza, assistente administrativo responsável pela Ouvidoria.
Pelo sistema utilizado pela Ouvidoria, as solicitações são encerradas e posteriormente gera-se um espelho da demanda com todas as informações colhidas e descrição das providências adotadas.
“Caso o cidadão queira ter em mãos este documento, basta comparecer pessoalmente na sala da Ouvidoria, munido de documento, como RG, para retirá-lo”, detalha.
Implantação
Em 10 de abril de 2013, a nova fase da Ouvidoria foi marcada pelo cuidado que o governo teve em colocar à disposição dos munícipes, mais meios de acesso à Ouvidoria, como formulários on-line, na página oficial da Prefeitura (www.catanduva.sp.gov.br), pelo link Ouvidoria e Controle de Qualidade; maior divulgação do email ouvidoria@catanduva.sp.gov.br e da linha 0800 – 772 – 9152.
O atendimento é realizado diariamente, de segunda a sexta, das 09 às 11 e das 13 às 16 horas, no 4º andar do Paço Municipal. Os servidores públicos municipais também foram lembrados, com a criação de questionários para preenchimento destes, manifestando suas opiniões, críticas, sugestões e todo tipo de informação que julguem importantes levar ao conhecimento do governo municipal.
Ouvidoria
É uma instituição que auxilia o cidadão em suas relações com a Administração Pública, ou seja, é um canal de comunicação direta entre o cidadão e a Prefeitura. Seu papel consiste em receber reclamações, denúncias, críticas, sugestões e elogios referentes às atividades exercidas pelos serviços públicos.
Com foco voltado para a humanização e a personalização do atendimento, busca acelerar a solução de problemas, corrigir processos e práticas administrativas e questionar respostas insuficientes.
Um espaço de cidadania e controle social, totalmente imparcial, tendo como finalidade maior, a melhor prestação dos serviços públicos possível, começando pela correção das falhas apontadas pelos munícipes, que muitas vezes o Governo desconhece.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Entre as solicitações, estão reclamações, críticas, sugestões, elogios, agradecimentos, informações, denúncias, reivindicações e cumprimentos. As Secretarias mais acionadas pelos cidadãos foram: Meio Ambiente, para realização de poda/limpeza de imóveis (lotes, casas abandonadas e áreas verdes); Obras e Serviços, para reparo de buracos nas vias públicas e Departamento de Iluminação Pública, para efetuar troca de lâmpadas, ou reposição das mesmas nos postes públicos.
Os outros 117 pedidos estão em andamento ou no aguardo de estudos para possíveis implantação e solução. “Na maioria das vezes, o retorno ao cidadão ocorre via telefone, quando contatamos o cidadão para informar as medidas aplicadas para o caso apresentado”, explica Paula Fernanda Stuchi de Souza, assistente administrativo responsável pela Ouvidoria.
Pelo sistema utilizado pela Ouvidoria, as solicitações são encerradas e posteriormente gera-se um espelho da demanda com todas as informações colhidas e descrição das providências adotadas.
“Caso o cidadão queira ter em mãos este documento, basta comparecer pessoalmente na sala da Ouvidoria, munido de documento, como RG, para retirá-lo”, detalha.
Implantação
Em 10 de abril de 2013, a nova fase da Ouvidoria foi marcada pelo cuidado que o governo teve em colocar à disposição dos munícipes, mais meios de acesso à Ouvidoria, como formulários on-line, na página oficial da Prefeitura (www.catanduva.sp.gov.br), pelo link Ouvidoria e Controle de Qualidade; maior divulgação do email ouvidoria@catanduva.sp.gov.br e da linha 0800 – 772 – 9152.
O atendimento é realizado diariamente, de segunda a sexta, das 09 às 11 e das 13 às 16 horas, no 4º andar do Paço Municipal. Os servidores públicos municipais também foram lembrados, com a criação de questionários para preenchimento destes, manifestando suas opiniões, críticas, sugestões e todo tipo de informação que julguem importantes levar ao conhecimento do governo municipal.
Ouvidoria
É uma instituição que auxilia o cidadão em suas relações com a Administração Pública, ou seja, é um canal de comunicação direta entre o cidadão e a Prefeitura. Seu papel consiste em receber reclamações, denúncias, críticas, sugestões e elogios referentes às atividades exercidas pelos serviços públicos.
Com foco voltado para a humanização e a personalização do atendimento, busca acelerar a solução de problemas, corrigir processos e práticas administrativas e questionar respostas insuficientes.
Um espaço de cidadania e controle social, totalmente imparcial, tendo como finalidade maior, a melhor prestação dos serviços públicos possível, começando pela correção das falhas apontadas pelos munícipes, que muitas vezes o Governo desconhece.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura
